“Coaching” é uma palavra inglesa que significa o ato de treinar alguém, buscando novas formas de enxergar o trabalho e estabelecer mudanças de comportamento para alcançar suas vitórias e conquistas. Atualmente em alta e muito requisitado, o Coach é um facilitador, que propõe tirar o coachee (“treinado”- o cliente) da zona de conforto e entrar em contato com situações que levem ao autoconhecimento e identificação de caminhos que conduzam à satisfação pessoal e profissional.
O Coaching aumenta o valor do Gestor de TI como líder. São poucas pessoas que aplicam o Coaching e os que o fazem de forma ativa ajudam seus liderados a aprender, crescer e ter uma vantagem competitiva na possibilidade de valorizar mais as suas carreiras.
Uma das fases mais importantes, é a partir do diagnóstico que serão norteadas todas as ações seguintes;
Com os problemas mapeados, vamos em busca da identificação das possíveis opções para resolução dos entraves;.
Com as opções devidamente identificadas, é hora de avaliar as melhores estratégias para o setor, de acordo com as expectativas da alta gestão;
O plano de ação vai garantir que as estratégias escolhidas sejam implementadas de modo eficiente, além de estabelecer metas para avaliação do desempenho.
Ao final do processo, o gestor de TI terá mais um plano de ação estruturado e em andamento. Ele terá desenvolvido capacidades para continuar pensando em inovação e nas melhorias de processo que o setor precisa, agora com mais ferramentas para tomar as melhores decisões. Estas capacidades serão de fundamental importância para o desenvolvimento profissional do gestor, tais como:
A partir da identificação dos desequilíbrios na distribuição da força de trabalho, sobreposições e desalinhamentos na estrutura, são estabelecidos ajustes com foco na simplificação da gestão e dos processos decisórios. Essa solução contempla a análise das principais dimensões organizacionais, de estrutura, tecnologia, pessoas e processo, a partir principalmente, de sua aderência ao negócio e às estratégias da empresa.